Vantagens de cada esporte para o seu bem-estar

Dependendo da prática esportiva, são trabalhadas partes diferentes do corpo. Algumas trabalham mais com os braços e outras exigem que as pernas estejam em boa forma. Confira as vantagens de cada esporte para o seu bem-estar e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

A musculação e ergometria não são as únicas formas para exercitar o corpo. Por isso, se sua desculpa era não gostar de academia, não há por que continuar no sedentarismo. Veja o que cada esporte proporciona para você e tenha uma vida mais ativa e com mais saúde.

O que fazer antes de começar um esporte?

Antes de entrar para um time, é preciso verificar os seus exames de rotina. Pode ser que o esporte que você tenha interesse não seja o mais indicado no momento. Quem tem problemas respiratórios pode ser prejudicado ao fazer esportes que precisam correr por muito tempo.

Isso não significa que você não poderá fazer a prática esportiva que deseja, mas que será preciso ganhar mais condicionamento físico antes de começar. Sendo assim, busque orientação médica e confira com ele se você pode praticar a atividade física escolhida.

Ele solicitará alguns testes de saúde para verificar o seu estado atual. Com isso, é possível evitar qualquer prejuízo ao seu corpo ou riscos desnecessário. Então, o passo número 1 é: buscar o atestado médico. Inclusive, seu médico apoiará sua escolha, porque os esportes são ótimos também para melhorar a depressão, além de reduzir o estresse e ansiedade.

Essa parte é fundamental porque, sem a orientação correta, a prática esportiva pode sobrecarregar o sistema respiratório, cardíaco, a musculatura e os ossos. Sendo assim, podem surgir doenças graves e até mesmo a chance de um infarto.

As vantagens de cada esporte para o seu bem-estar

Após consultar seu médico e conseguir o atestado é o momento de definir qual esporte você prefere. Cada um ajuda em partes diferentes do seu corpo e melhora aspectos diferentes.

Além disso, também é importante saber qual a sua personalidade, que pode tender a práticas mais calmas ou a atividades com mais movimento. Confira o que cada esporte pode oferecer:

Futebol

É uma atividade aeróbica e que ajuda a tonificar os músculos da perna. O futebol é excelente para ganho de massa muscular e para aumentar a resistência física.

Basquete

 

Ótimo para o coração, desenvolvendo o sistema cardiorrespiratório. São trabalhados: glúteos, panturrilha, quadríceps durante o movimento em quadra. Já para os arremessos são utilizados os bíceps, tríceps, punhos e ombros.

Handebol

 

Ajuda na coordenação motora, exigindo tanto dos membros superiores quantos dos inferiores. É uma excelente atividade aeróbica.

Boxe

 

Trabalha a agilidade e o reflexo rápido ao esquivar e golpear o adversário. Ajuda também a ter mais flexibilidade e força, melhorando ainda os músculos dos ombros e costas.

Natação

A natação não é um esporte de impacto, o que pode agradar muitas pessoas. Ela trabalha com as habilidades respiratórias e cardíacas.

Tênis

É um esporte sem contato físico e que ajuda a ter mais força e coordenação motora. O tênis auxilia a fortalecer articulações e ossos.

Judô

 

Ele ajuda a desenvolver mais flexibilidade, reflexos, equilíbrio, força e coordenação motora.

 

Agora que você já sabe as vantagens de cada esporte para o seu bem-estar, já está pronto para fazer a escolha. Opte pela melhor opção para a sua saúde e que combine com o seu jeito pessoal. Ao praticar uma atividade prazerosa, até mesmo seu humor ficará melhor.

 

O que achou do artigo? Não deixe de comentar contando qual esporte você escolheu praticar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *